Como alcançar a Independência Financeira
O que você acha de poder viajar para qualquer canto do mundo, ter tempo para fazer tudo que você gosta, não precisar ter um emprego fixo pelo resto da vida, muita gente já alimentou esse desejo em algum momento. O sonho de não precisar se preocupar com dinheiro. Na prática, não é tão fácil assim.
Alcançar esses objetivos dependem de obter o que chamamos de independência financeira, mas ainda assim ela é um objetivo possível se tivermos perseverança e uma forte disciplina. Quero deixar claro que não estou referindo-me aqui sobre viver uma vida de riqueza estrema e de ostentação. Contudo, se você aprender e busca a alcançar a independência financeira vai ter subido o primeiro degrau para realmente ser rico.
Estou interessado em ajuda-lo a tornasse senhor do seu tempo e ter liberdade de morar onde quiser. Com a independência financeira você terá mais tempo para está com as pessoas que você ama, mais tempo para fazer atividades que lhe dão prazer, trabalhar se quiser com o que realmente você gosta, sem se preocupar em se manter em um trabalho chato só porque tem que pagar as contas.
Ser senhor do seu espaço porque não será obrigado a se manter em um local fixo porque tem que trabalhar, pode viver em outro local o tempo que quiser. Vamos conversar um pouco sobre como dar os primeiros passos para atingir esse objetivo. Já dizia um sábio chinês.
“Toda grande caminhada começa com os primeiros passos”.
O primeiro passo para se alcançar a independência financeira passa pela organização financeira. É preciso entender como o seu dinheiro está sendo gasto e mudar os hábitos que prejudica o seu controle financeiro. Então nosso primeiro objetivo a alcançar é fazer com que o seu salário ou seus ganhos sejam maiores que seus gastos mensais.
Para algumas pessoas atingir a independência financeira é o momento em que elas tenham rendimentos suficientes para se viver sem depender de um trabalho. Essa é a essência da independência financeira alcançar uma boa reserva que aplicada em investimentos financeiros lhe darão retornos para manter o estilo de vida que você gostaria.
Você está percebendo que vai ter que aprender a controlar seus gastos para que sobre dinheiro e este montante de dinheiro que sobra tem que ser investida. Talvez algumas pessoas pensem.
“Há investimentos é só para os ricos, mas eu lhe digo e escreva o que vou lhe falar. Investimentos são para todas as pessoas que não querem continuar pobres”.
Quando eu posso considerar que após fazer investimentos e começar a obter rendimentos destas aplicações vou ter adquirido a independência financeira? Então um indicador que pode revelar que alcançamos essa independência financeira é quando recebemos dos nossos ganhos provenientes dos investimentos o dobro dos gastos mensais que temos.
Porque esse raciocínio? Para que justamente metade desse ganho você consiga pagar as suas despesas e a outra metade você continue investindo para aumentar a sua renda. Justamente para que o pote do seu fluxo financeiro nunca seque.
Talvez um pensamento tenha surgido na sua mente.
“Isso não é possível para mim”.
E venha várias ideias como:
“Eu estou atolado em dívidas”; “Mal ganho para pagar meus gastos mensais”. “Não consigo juntar dinheiro”.
Bem o caminho não é fácil, mas como falei começa pelos primeiros passos.
É uma seqüência de atitudes que passa por pagar suas dívidas, ter uma reserva para emergências, começar a aprender sobre investimentos, aumentar os das suas rendas, ter outras fontes de renda e investir, ou seja, ter uma educação financeira. São muitas coisas que não dá para abordar em um só post, mas a boa notícia é que vamos juntos apreender mais sobre essas coisas.
Posso garantir que você vai adquirir a independência financeira se seguir esses passos.
Olha vou ser sincero para você, isso eu não posso garantir, pois, depende de vários fatores e alguns deles são o estilo de vida que você quer viver, quanto de dinheiro você vai conseguir investir, como serão a rentabilidade dos seus investimentos e etc., ou seja, são várias as variáveis.
Mas o que posso garantir é que seguindo nossas dicas se você não adquirir a tão sonhada independência financeira vai evoluir financeiramente.
Veja também!
Autor: Nilson Andrade
Investidor e Educador Financeiro.